Biografia

Minha foto

  • Formação: Tecnólogo em Segurança do Trabalho - UNISA - Universidade de Santo Amaro, Técnico em Segurança do Trabalho - Carneiro do Vale, Gestor Ambiental com Ênfase em Recursos Hídricos - Faculdade São Luiz de França.
  • Experiências Profissionais: Consultor em SST – MALG Consultoria - Paulo Afonso - BA

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O COMPUTADOR E A VISÃO



Trabalhar no computador prejudica a visão?

Não. Trabalhar, jogar, ou viajar pela Internet, não prejudicam os olhos. Assim como ver televisão também não. O que pode ocorrer é um cansaço visual depois de várias horas de uso, sendo aconselhável observar os intervalos durante o trabalho ou quando sentir necessidade.

Em que posição deve ficar o computador?

O ideal é ficar na altura ou um pouco abaixo da linha dos olhos; nunca acima. Se ficar acima dos olhos, ocorre um aumento da fenda palpebral, provocando uma maior exposição dos olhos, além de fazer com que a lágrima evapore mais rapidamente.

Que cadeira é a ideal para computador?

A cadeira ideal é aquela que proporciona maior conforto. Mas seu corpo não deve ficar encurvado para frente, causando pressão na nuca e possível dor de cabeça após horas de permanência nessa posição.

Por que meus olhos ardem quando estou algumas horas na frente do computador?

Quando você está prestando muita atenção em alguma atividade, ocorre uma diminuição da freqüência de piscar. Isso levará ao ardor e ao desconforto visual. Nunca se esqueça de piscar mais quando está usando computador, no cinema ou assistindo um vídeo na TV. Outra opção é fazer compressas de água fria (não gelada) por 2 minutos ou usar colírios lubrificante. Evite também ventilador ou ar condicionado direto sobre seu rosto quando está no computador.

Conselhos para quem tem de trabalhar muitas horas na frente do computador.

Para os que usam constantemente os micro-computadores, digitando ou consultando, aqui vão algumas dicas:

1) Para uma boa adaptação no seu computador, procure mesas e cadeiras que sejam ajustáveis na altura, dispensando assim acessórios como apoio de pés, apoio de micro-computador, que não corrigem totalmente os problemas ligados à mecânica corporal.

2) Evite brilhos ou reflexos na tela através de mudança de ângulo de inclinação, adaptação de protetores anti-reflexivos (que sejam de boa qualidade) ou com uso de telas planas.

3) Faça pausa de 10 minutos a cada hora de digitação contínua e execute exercícios de alongamento e relaxamento para os membros superiores ( braços ), ombros e pescoço mantendo o olhar para longe.

4) Se você faz uso de óculos para presbiopia (dificuldade de visão para perto pela idade avançada), verifique com o oftalmologista o óculos adequado à distância do computador, que é diferente da distância para leitura usual (33 cm).

5) Até o momento não foi diagnosticado nenhuma doença ocular causada pelo uso excessivo do micro-computador ou da TV.

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.

Publicado por: Dra. Shirley de Campos
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A vida eletrônica não causa efeitos colaterais unicamente na audição. Olhos vermelhos e secos, dores de cabeça e dificuldade em conseguir foco são sintomas prováveis do uso prolongado do computador. A CVS (Computer Vision Syndrome), ou Síndrome da Visão do Computador, pode afetar qualquer pessoa que, com muita frequência, passa mais de duas horas diante do PC, sem pausa, gerando nessas pessoas o ressecamento dos olhos, miopia transitória, etc.

Causas

Os monitores são constituídos de pixéis (pontos micros), nos quais o olho não consegue foco. Para manter a imagem mais definida, o usuário de computador tem que “focar e refocar”, o que gera a tensão dos músculos do olho. Associado a isso está a diminuição de piscadas na frente do computador, chegando a ser quatro vezes abaixo do que em situações normais. Levando em consideração que as piscadas têm a função de lubrificar os olhos, a visão fica mais ressecada. Outros fatores podem agravar o ressecamento dos olhos como, por exemplo, o ar-condicionado que diminui a umidade do ar. A Síndrome da Visão do Computador tende a se agravar quando está associada a fatores como reumatismo ou disfunção hormonal, havendo o risco de uma ceratoconjuntivite seca, uma úlcera ou até uma perfuração da córnea.

Prevenção

• A cada 50 minutos de trabalho no computador, descanse ao menos cinco minutos, de preferência olhando para o horizonte para mudar o foco.
• Utilize o computador em ambientes iluminados, porém evite reflexos de janelas na tela.
• Pisque mais, mesmo que voluntariamente, para lubrificar os olhos.
• Se o monitor for CRT, use-o na frequência mais alta possível, em hertz. Já em monitores LCD, não há essa necessidade.
• Evite a utilização de luzes apontadas diretamente para os olhos como luminárias de mesa. Isso pode causar ofuscamento.
• Tome cuidado com a utilização de computador em áreas com muito vento ou ar-condicionado muito forte. Tais fatores contribuem para o ressecamento dos olhos.
• Deixe o monitor sempre limpo. Por causa da estática, é grande o acúmulo de pó na tela, o que piora a imagem.
• Se o ressecamento for muito acentuado, procure um médico e peça a sugestão de um colírio.
• Deixe o monitor a uma distância de 50 a 65 centímetros dos olhos. A inclinação da tela deve variar de 10º a 20º.
• Nunca fique com o monitor acima do nível dos olhos. Além de forçar mais músculos, essa posição exige que a fenda palpebral fique mais aberta, agravando o ressecamento.
• Óculos especiais são recomendados para pessoas de idade que estiverem fazendo algum tipo de leitura no computador, pois eles podem não obter foco no vídeo, que costuma estar a uma distância maior dos olhos.

A miopia do computador

Ficar durante muito tempo na frente do PC, além de provocar o ressecamento, pode causar a chamada miopia transitória. Esse problema afeta principalmente as crianças, pois elas possuem um cristalino mais flexível, capaz de se acomodar facilmente em diferentes posições. Após permanecer mais de duas horas seguidas olhando para a tela do computador ou para o videogame, os olhos ficam acomodados para a visão de objetos próximos, dificultando o foco de longa distância.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário