terça-feira, 26 de junho de 2012

Abertas inscrições para o 15º PSQT 2012


As inscrições para a 15ª edição do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho - PSQT estão abertas e vão até dia 31 de julho (cadastramento das empresas até 20 de julho e descrição das práticas até 31 de julho).

Criado em 1996, o PSQT estimula a incorporação da responsabilidade social na gestão dos negócios, por meio do reconhecimento público das melhores práticas empresariais. É uma iniciativa que promove o apoio às empresas industriais na implantação de boas práticas de gestão em responsabilidade social empresarial, identificando e reconhecendo aquelas cujas práticas têm como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade econômica, ambiental e socialmente sustentável.

O PSQT considera para avaliação das práticas empresariais seis categorias de premiação, quais sejam: cultura organizacional, gestão de pessoas, educação e desenvolvimento, ambiente de trabalho seguro e saudável, inovação e desenvolvimento socioambiental.

São habilitadas a se candidatar as empresas do setor industrial, contribuintes do Sistema Indústria e empresas industriais optantes pelo Simples. Não há cobrança de taxas para a participação. As empresas concorrerão entre si, segundo sua modalidade de participação ou porte, incluindo sociedade controlada ou grupo industrial em:

*Micro e pequena empresa (até 99 colaboradores);

*Média empresa (de 100 a 499 colaboradores);

*Grande empresa (500 ou mais colaboradores).

O prêmio tem duas etapas: a estadual, em que serão premiadas até 36 práticas no Estado de São Paulo, em 1º e 2º lugares, por área temática e modalidade, desde que alcancem a nota mínima de 7,0 para micro e pequenas e 8,0 para médias e grandes empresas. Todas as empresas com práticas inscritas e finalizadas receberão o certificado de participação, as vencedoras em 1º lugar receberão troféu PSQT Estadual 2012 e em 2º lugar Placa de Menção Honrosa em evento que se realizará em São Paulo, data e locais a definir.

Etapa nacional - três fases

Na primeira fase, todas as práticas empresariais classificadas em todas as etapas estaduais do país farão parte de uma lista, onde apenas as cinco melhores pontuações por categoria e modalidade para serem submetidas a uma avaliação "in loco" por consultores independentes, por meio de visitas técnicas, para validação dos resultados apresentados no formulário preenchido anteriormente, entrevistas com colaboradores, se necessário e, quando aplicável, para a prestação de novas informações e esclarecimentos sobre a empresa. A terceira e última fase é composta da avaliação das informações obtidas pela Comissão Julgadora Nacional.

As indústrias vitoriosas receberão Troféu PSQT 2012, medalha da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apresentação do case da empresa em seminários promovidos pelo Sesi, divulgação das práticas vencedoras em livreto com disseminação para outras empresas, divulgação em mídia nacional e meios de comunicação do Sistema Indústria.

Segue o calendário previsto para o PSQT 2012:

* Lançamento nacional: 2 de abril de 2012;

* Inscrição da empresa (formulário anexo A): de 02 de abril a 20 de julho de 2012;

* Descrição de Boas Práticas (formulário anexo B): de 02 de abril a 31 de julho de 2012;

Julgamento:

* Etapa Estadual - de 1º a 31 de agosto de 2012

* Visitas Técnicas - de 10 de setembro a 12 de outubro de 2012

* Etapa Nacional - de 15 a 31 de outubro de 2012

* Premiações Estadual e Nacional: local e data a confirmar

As inscrições, cadastramento da empresa para participar e descrição da boa prática, serão feitas exclusivamente pelo site. As empresas candidatas poderão inscrever até duas práticas por planta (CNPJ), desde que áreas temáticas diferentes.

Para mais detalhes sobre o processo e categoria de participação, acesse o site e baixe o Regulamento do PSQT 2012 ou entre em contato com psqt@sesisp.org.br
 
Fonte: SESI

Nenhum comentário:

Postar um comentário