quinta-feira, 31 de maio de 2012




Vive-se um momento em que a informação e o conhecimento estão mais disponíveis e acessíveis. No entanto, num contexto socioambiental, as pessoas ainda não conseguem perceber que, como seres sociais, precisam interagir e viver em comunidade, ampliando a perspectiva de pertencimento, onde o homem deve reconhecer-se também enquanto parte do meio, abandonando a visão antropocêntrica que o define como centro de tudo, pois dessa forma, estimula-se a desigualdade, a exclusão, a degradação do homem e do ambiente.

É nesse contexto que se insere a educação ambiental. Como instrumento de gestão, a educação ambiental pode ser entendida como pressupõe Leff apud Andrade Júnior et al. (2004): um processo no qual se incorporam os critérios sócio-ambientais, ecológicos, éticos e estéticos nos objetivos didáticos da educação, objetivando a construção de formas de pensar pautadas na compreensão da complexidade e das emergências e inter-relações entre os diversos subsistemas que compõem a realidade.

A Semana do Meio Ambiente representa a expressão da preocupação com a problemática ambiental e se efetiva como forma de investir na Educação Ambiental e na sensibilização das pessoas, tendo como proposta para o ano de 2012 a temática central: “ÁGUA: Uma Responsabilidade de Todos Nós!”

Assim, como forma de viabilizar a Semana do Meio Ambiente é apresentado, através deste projeto, um planejamento das atividades a serem desenvolvida para promover a importância da água no Município de Paulo Afonso – BA. Sendo desenvolvido através de ações integradas entre as Secretárias de Infraestrutura e Meio Ambiente, Educação, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sala Verde, Embasa, CHESF e instituições afins.

Madson Alexandre Salvino de Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário