Biografia

Minha foto

  • Formação: Tecnólogo em Segurança do Trabalho - UNISA - Universidade de Santo Amaro, Técnico em Segurança do Trabalho - Carneiro do Vale, Gestor Ambiental com Ênfase em Recursos Hídricos - Faculdade São Luiz de França.
  • Experiências Profissionais: Consultor em SST – MALG Consultoria - Paulo Afonso - BA

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Segurança do Trabalho





Segurança do trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

É uma área de engenharia e de medicina do trabalho cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.

No Brasil, um dos instrumentos de gestão da segurança do trabalho é o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).Este serviço está previsto na legislação trabalhista brasileira e regulamentado em uma portaria do Emprego, por intermédio da Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4).Essa norma estabelece as atribuições do SESMT e determina a sua composição de acordo com o grau de risco da atividade da empresa e a quantidade de empregados. Os profissionais que podem integrar o SESMT são os seguintes:


 Engenheiro de segurança do trabalho
 Médico do trabalho
 Técnico de segurança do trabalho
 Enfermeiro do trabalho
 Auxiliar de enfermagem do trabalho

Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho:

 Prevenção de acidentes
 Promoção da saúde
 Prevenção de incêndios


Origem: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário